

Apto Cervantes
São Paulo, SP | 2017 | 180m2
Fotos: Nathalie Artaxo
As limitações dispositivas deste apartamento sugerem um layout de sala acanhado, fechado em si mesmo. Para mudar este cenário, criamos uma marcenaria baixa e comprida embaixo da tv, que se estende para além da parede se projetando em frente ao hall social, porém sem causar impacto visual. Este recurso foi utilizado para alargar e ampliar a delimitação espacial da sala de estar, integrando-a com a sala de jantar. A sala agora se abre para o resto do apartamento e permite uma maior fluidez do espaço.
A área do hall tinha o pé direito mais baixo por motivos estruturais e era composta por portas e corredores desconexos que causavam um certo incômodo ao olhar. Neste contexto, foi criada uma caixa em madeira que unifica e ao mesmo tempo camufla todas estas portas, além de incorporar agora o aparador da sala de jantar. O resultado é uma leitura agradável de um volume único e definido no espaço, que valorizou infinitamente o hall de entrada.
O mobiliário simples e aconchegante convida à contemplação da vista privilegiada deste apartamento. Na cozinha fizemos uma nova copa e trocamos os revestimentos; já a marcenaria faz uma composição divertida com cinza e madeira e atende perfeitamente às necessidades do dia a dia. Na suíte máster exploramos o uso de tecidos e texturas na cabeceira e almofadas em tramas de lã que contribuem para criar uma atmosfera aconchegante.